Mercados das agroindústrias familiares de queijo artesanal do Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11895Palavras-chave:
Mercados agroalimentares. Queijos artesanais. Informalidade. Sudoeste do Paraná. Desenvolvimento regional.Resumo
O objetivo do trabalho foi entender por que as agroindústrias familiares que produzem queijos artesanais formalmente legalizadas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) vendem nos mercados informais a maior parte da sua produção. Para atingir esse objetivo, metodologicamente, foram entrevistados seis produtores familiares de queijo, em quatro municípios da Região Sudoeste do Paraná, no ano de 2015. Os resultados e conclusões revelam um conjunto variado e multidimensional de elementos que atuam simultaneamente nas experiências e estruturam os mercados locais e informais. Os agricultores tentam ‘driblar’ os regramentos dos sistemas peritos alimentares e construir estratégias mais autônomas de desenvolvimento regional. Em resposta ao apelo dos consumidores por manter as características artesanais dos queijos vendidos nas cadeias curtas de comercialização. Por outro lado, também tentam se afastar do Estado, na medida em que, mesmo sendo formais perante o SIM, buscam a construção social dos seus mercados por fora das legislações e sistemas peritos alimentares que o ambiente institucional apregoa.Downloads
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Publicado
2019-01-03
Como Citar
Perondi, M. A., Beal Dengo, M., & Gazolla, M. (2019). Mercados das agroindústrias familiares de queijo artesanal do Sudoeste do Paraná. Redes, 24(1), 246-269. https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.11895
Edição
Seção
Mercados Institucionais: reconectando a produção ao consumo