Mercados institucionais e a construção de territórios de paz na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.13047Palavras-chave:
Granada. Compras públicas. Territórios. Difusão de Políticas Públicas.Resumo
Este trabalho faz parte da pesquisa Transbrasil financiada pelo CNPq a qual analisou as modalidades de disseminação na América Latina e Caribe de “modelos” brasileiros de políticas públicas para a agricultura familiar e, a partir da qual, foi possível estudar diferentes políticas públicas em diferentes contextos, entre eles as políticas de compras públicas na Colômbia. Particularmente, discute-se neste texto como iniciativas pontuais de inserção a mercados e fortalecimento da segurança alimentar, geram inventivos para a reconstrução de territórios fortemente afetados pela guerra. Este é o caso particular do município de Granada na Colômbia, um município pioneiro no tema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) por formular, em 2006, um acordo municipal para constituir uma mesa de diálogo em SAN (Acordo 35 de 14 de maio de 2006). Desde essa época, existiam nesta localidade ações direcionadas à compra de alimentos dos agricultores familiares (especialmente alimentos produzidos pela população vítima do conflito armado) como parte da estratégia da Agência da ONU para Refugiados/Departamento Administrativo do Sistema para Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres e das orientações do Plano de Desenvolvimento Municipal 2012-2015. Para os gestores públicos do município de Granada a compra de produtos da agricultura familiar é um caminho para dinamizar a economia local e, ao mesmo tempo, avançar na construção de um território de paz.Downloads
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Publicado
2019-01-03
Como Citar
Perafán, M. E. V. (2019). Mercados institucionais e a construção de territórios de paz na Colômbia. Redes, 24(1), 106-117. https://doi.org/10.17058/redes.v24i1.13047
Edição
Seção
Mercados Institucionais: reconectando a produção ao consumo