O papel das redes para o desenvolvimento do turismo rural e da valorização dos produtos de origem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.17257

Palavras-chave:

Desenvolvimento territorial, Sustentabilidade, Endógeno, Processos produtivos, Criação de valor

Resumo

Nas zonas rurais, o desenvolvimento é reorientado de forma a valorizar os recursos locais - físicos e socioculturais - com o objetivo de reter os benefícios na área o máximo possível. Os objetivos de desenvolvimento são definidos com base nas necessidades, capacidades e perspectivas dos agentes locais, enquanto a participação da população é um princípio fundamental e uma estratégia de ação. A pluralidade e heterogeneidade de agentes e interesses é, portanto, característica marcante da estratégia de qualidade territorial, cujo desenvolvimento e implementação costuma envolver a contribuição de diversas figuras econômicas. Neste ensaio, identificamos e discutimos a pluralidade de funções-chave que as redes podem desempenhar nos processos de desenvolvimento rural endógeno. A zona rural e seus processos de desenvolvimento endógeno, evidenciados pelos dois casos analisados - do agriturismo e da valorização dos produtos de origem - podem ser interpretados respectivamente como uma rede de redes, mais ou menos formalizada, resultantes de suas interações. Em particular, identificamos a função de construir conexões entre capitais para criar significados, ou seja, capital simbólico, caracterizado pelo desenvolvimento de funções econômicas / organizativas, pela criação e compartilhamento de padrões internos e gestão de bens comuns territoriais; soma-se a isso uma metafunção, uma governance eficaz da relação entre os agentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Belletti, G. ., & Marescotti, A. . (2021). O papel das redes para o desenvolvimento do turismo rural e da valorização dos produtos de origem. Redes, 26. https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.17257

Edição

Seção

Territórios e transições para a sustentabilidade