Cooperação e Aprendizagem Organizacional em Organizações Sociais Estruturadas em Redes de Cooperação: o Caso da Rede Integração Social

Autores

  • Enise Barth Teixeira
  • Denize Grzybovski
  • Marlise Costa Beber

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v14i2.941

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Gestão Social, Rede de Cooperação, Aprendizagem Organizacional

Resumo

O objetivo foi identificar e compreender as aprendizagens decorrentes do processo de formação de redes de cooperação entre organizações sociais. Organizações em rede tendem à autogestão e inovação, pois privilegiam a interação e atuação conjunta dos agentes; vêm se consolidando como formato organizacional com potencial para promoção de aprendizagem organizacional, pois é capaz de mobilizar e proteger o conhecimento tácito, fator determinante de desenvolvimento de territórios. Contudo, enfrentam dificuldades para consolidarem-se como organizações aprendizes. Diante do afastamento do Estado de funções que antes eram de sua competência, está sendo requerido das organizações sociais capacidade de sobrevivência em ambientes complexos. O estudo empírico realizou-se em Ijuí (RS) através de análise qualitativa do processo de formação da Rede de Integração Social, constituída em 2005. Os resultados revelam a ocorrência de aprendizagens em todos os níveis, de forma sistemática e contínua. As aprendizagens iniciaram-se no nível individual e foram compartilhas no grupo (nível coletivo) até tornarem-se parte de um processo rotineiro de aprendizagem na rede (nível organizacional).

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Publicado

2009-11-17

Como Citar

Teixeira, E. B., Grzybovski, D., & Costa Beber, M. (2009). Cooperação e Aprendizagem Organizacional em Organizações Sociais Estruturadas em Redes de Cooperação: o Caso da Rede Integração Social. Redes, 14(2), 134-157. https://doi.org/10.17058/redes.v14i2.941

Edição

Seção

Artigos