TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SINAIS DE MUDANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1046Palavras-chave:
Trabalho docente, educação superiorResumo
O texto examina a trajetória do trabalho docente na educação superior e evidencia os atuais sinais de mudança na constituição do referido trabalho. No percurso investigativo, apresenta um panorama histórico da educação superior no Brasil e do trabalho docente, bem como revisa parte da literatura que discute o tema na atualidade. Conclui que as políticas educacionais, historicamente, atuaram como indutoras de mudanças, que o trabalho docente, no presente, apresenta singularidades e que as alterações na constituição desse trabalho tendem a repercutir na docência e nos objetivos educacionais. Palavras-chave: trabalho docente; educação superior; políticas educacionais; histórico da docência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.