TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SINAIS DE MUDANÇAS

Autores/as

  • Maria das Graças Martins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1046

Palabras clave:

Trabalho docente, educação superior

Resumen

O texto examina a trajetória do trabalho docente na educação superior e evidencia os atuais sinais de mudança na constituição do referido trabalho. No percurso investigativo, apresenta um panorama histórico da educação superior no Brasil e do trabalho docente, bem como revisa parte da literatura que discute o tema na atualidade. Conclui que as políticas educacionais, historicamente, atuaram como indutoras de mudanças, que o trabalho docente, no presente, apresenta singularidades e que as alterações na constituição desse trabalho tendem a repercutir na docência e nos objetivos educacionais. Palavras-chave: trabalho docente; educação superior; políticas educacionais; histórico da docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

da Silva, M. das G. M. (2009). TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SINAIS DE MUDANÇAS. Reflexão E Ação, 17(2), 49-68. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1046