TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SINAIS DE MUDANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1046Palabras clave:
Trabalho docente, educação superiorResumen
O texto examina a trajetória do trabalho docente na educação superior e evidencia os atuais sinais de mudança na constituição do referido trabalho. No percurso investigativo, apresenta um panorama histórico da educação superior no Brasil e do trabalho docente, bem como revisa parte da literatura que discute o tema na atualidade. Conclui que as políticas educacionais, historicamente, atuaram como indutoras de mudanças, que o trabalho docente, no presente, apresenta singularidades e que as alterações na constituição desse trabalho tendem a repercutir na docência e nos objetivos educacionais. Palavras-chave: trabalho docente; educação superior; políticas educacionais; histórico da docência.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.