O que pode a intervenção educomunicativa audiovisual? Relatos de uma experiênciação

Autores

  • Rodrigo Müller Marques Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Jane Márcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11196

Palavras-chave:

Educação, Audiovisual, Comunicação.

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) constroem cenários novos e complexos, que medeiam processos de ensino e de aprendizagem. A partir desse panorama e apoiando-se na educomunicação, realizou-se a produção de um audiovisual com alunos da rede pública de ensino da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama/RS. No processo de construção do audiovisual participaram agricultores do município de Paverama e um professor. O objetivo é verificar proximidades e potencialidades possíveis entre a educomunicação e o ensino de história. A pesquisa tem viés metodológico e intervencionista, caracterizando-se como aplicada, bibliográfica, documental e de campo. Explora-se a pesquisa-ação e o olhar etnográfico através de diários de campo. A produção audiovisual demonstrou que é possível criar e compartilhar conhecimento através da educomunicação, que a criação de ecossistemas comunicativos abre um leque de possibilidades e que a experimentação audiovisual pode dinamizar aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Müller Marques, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduado em História e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates. Atua no Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento (mestrado e doutorado), e nos cursos de graduação em Comunicação Social. Coordena o projeto de pesquisa-extensão Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami CNPq).

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Marques, R. M., & Mazzarino, J. M. (2020). O que pode a intervenção educomunicativa audiovisual? Relatos de uma experiênciação. Reflexão E Ação, 28(1), 254-272. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11196

Edição

Seção

Relatos de Experiências