Itinerários em periferias e redes no entorno escolar: diálogos com moradoras idosas da Restinga/Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11305Palavras-chave:
Redes sociais, Suportes, Entorno escolar, Periferias, Mulheres.Resumo
O artigo problematiza as redes de ação que compunham os itinerários biográficos de moradoras idosas do bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, analisando as articulações com experiências escolares. Para tanto, apoia-se em contribuições de Martuccelli e de Requena Santos na delimitação de suportes e redes sociais. Após um inventário das condições sociais e dos arranjos relacionais agenciados pelas mulheres, o texto destaca os laços com as arenas política, religiosa e musical-carnavalesca, transversalizadas pela pertença territorial, como espaços sociais de diferenciação dos percursos. O lugar da escola é interpretado, então, a partir do espaço de possíveis construído, de modo a indiciar sentidos diversos para as vivências na instituição, na ação política ou na temporalidade distinta da laboral.Downloads
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