O currículo e a produção das identidades/diferenças de crianças indígenas em espaço escolar

Autores

  • Carlos Magno Naglis Vieira Universidade Católica Dom Bosco
  • Adir Casaro Nascimento Universidade Católica Dom Bosco
  • Antônio Hilário Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11711

Palavras-chave:

Crianças indígenas, Currículo escolar, Produção de identidade/diferença

Resumo

O artigo reflete como o currículo escolar interfere na produção da identidade/diferença de crianças indígenas de uma escola. Amparado nas reflexões teóricas, o texto pretende criar debates envolvendo essa temática no espaço da academia. Baseada em trabalho de campo, na técnica da observação participante e diálogos informais com professores/as das séries iniciais, a pesquisa verifica que os docentes da escola, não possuem dificuldade em reconhecer as diferenças, mas de realizar práticas pedagógicas que não discrimine, exclua, hierarquize e nem trate as crianças indígenas, como “iguais”, mas construa com elas um espaço de diálogo e de produção de novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB

Antônio Hilário Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMS

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Vieira, C. M. N., Nascimento, A. C., & Urquiza, A. H. A. (2020). O currículo e a produção das identidades/diferenças de crianças indígenas em espaço escolar. Reflexão E Ação, 28(1), 21-33. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11711

Edição

Seção

Artigos do Fluxo