INTERFACES DA DISCIPLINA COMO PRODUTORA DE SUJEITOS NA ESCOLA

Autores

  • Dayana Oliveira Arruda Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. http://orcid.org/0000-0001-7002-0363
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Psicologia (PPGPsi)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11727

Palavras-chave:

Instituição, Escolarização, Sujeito, Disciplina.

Resumo

O artigo problematiza uma dada engrenagem de investimentos institucionais-disciplinares sobre corpos, disposições e comportamentos de sujeitos agrupados no Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-Grandense”, operacionalizado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, na instituição denominada Escola Osvaldo Cruz, como estratégia de escolarização em nível de ensino fundamental para jovens de 15 a 17 anos, transversal à educação de jovens e adultos, com exercícios e dinâmicas singulares. Utilizamos os referenciais teóricometodológicos foucaultianos, principalmente no que tange à disciplina, além de fontes, registros de observações empíricas e documentos institucionais. Como resultado, redimensionamos a existência de discursos e práticas imbricadas em um aparato institucional-escolar que propõe, sob exercícios de proteção, escolarização e guarda, regularizar e disciplinarizar condutas e corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Oliveira Arruda, Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAEd/UFMS). Mestra em Educação e Cientista Social (UFMS). Vinculada à Linha de Pesquisa “Educação, Cultura, Sociedade” e ao Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF/UFMS). Áreas de interesse e pesquisa: instituição escolar, educação de jovens e adultos, discursos e práticas sociais, culturais e pedagógicas, tendo como referencial o arcabouço teórico-metodológico de Michel Foucault.

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Psicologia (PPGPsi)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando no ensino de Graduação e de Pós-Graduação, nas áreas de Educação e Psicologia (PPGEdu e PPGPsi). Áreas de interesse e pesquisa: relações de saberes e poderes com vistas à constituição do sujeito, no cuidado de si e nas relações institucionais.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Arruda, D. O., & Osório, A. C. do N. (2019). INTERFACES DA DISCIPLINA COMO PRODUTORA DE SUJEITOS NA ESCOLA. Reflexão E Ação, 27(1), 51-67. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11727

Edição

Seção

Artigos do Fluxo