Das Pedagogias de Gênero à Performatização Heteronormativa: narrativas sobre as Infância na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12332

Palavras-chave:

Interdição, Acolhida, Heteronormatividade, Criança.

Resumo

O trabalho, fruto de entrevistas realizadas em uma escola assistencial de Ensino Fundamental na cidade de Pelotas - RS, em 2018, objetivou interrogar as pedagogias escolares e seus processos criativos considerando suas alianças e tensões junto ao sistema heteronormativo quando da educação de uma criança. Uma vez que que os gêneros refletem a força de “regimes de verdade”, apuramos que, se por um lado, a performatividade da criança foi interpelada por regras que buscaram regulá-la e adequá-la a padrões que legitimavam a heterossexualidade enquanto expressão ideal para seu exercício, de outro, tais movimentos não ocorreram sem sua resistência e (re)criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Garralaga Melgar Junior, Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2014).Faz Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG - UFSM). Atualmente é orientador educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, língua estrangeira para crianças, formação de professores, educação e tecnologia da informação e comunicação.

Marcio Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Pós-doutorando no PROPED-UERJ (PNPD-CAPES), doutor em Educação pela UFF, Líder do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, Professor no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Treyce Ellen Goulart, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014-2016), formada pela mesma Instituição em História Bacharelado, no ano de 2010. Atuou como presidente do Centro Acadêmico de História "Angelina Gonçalves" na gestão 2008-2009. Atuou como coordenadora adjunta do Programa de Extensão PROEXT/MEC/SESu 2012-13 Comunidades FURG - COMUF. Em 2013, foi coordenadora acadêmica do Programa de Apoio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS Indígena e Quilombola: Novas conexões de saberes. É membro do Nós do Sul Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas e possui área de pesquisa e interesse no estudo de Relações Étnico-raciais, Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe, Feminismos das mulheres negras, Decolonialidade e Intelectualidade Negra. Tem experiência na execução de formações e oficinas/mini cursos relacionadas/os à efetivação da Lei 10.639/03, feminismos das mulheres negras e decolonialidade.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Melgar Junior, E. G., Caetano, M., & Goulart, T. E. (2020). Das Pedagogias de Gênero à Performatização Heteronormativa: narrativas sobre as Infância na escola. Reflexão E Ação, 28(1), 66-80. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12332

Edição

Seção

Artigos do Fluxo