De las Pedagogias de Género a la Performatización Heteronormativa: narrativas sobre las infancias en la escuela

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12332

Palabras clave:

, Interdicción, Bienvenida, Heteronormatividad, Niñez.

Resumen

El trabajo, fruto de entrevistas realizadas en una escuela asistencial de Enseñanza Fundamental en la ciudad de Pelotas-RS, en 2018, objetivó interrogar las pedagogías escolares y sus procesos creativos considerando sus alianzas y tensiones junto al sistema heteronormativo cuando la educación de la niñez. Considerando que los géneros reflejan la fuerza de "regímenes de verdad", constatamos que, si por un lado, la performatividad de la niñez fue interpelada por reglas que buscaron regularla y adecuarla a patrones que legitimaban la heterosexualidad como expresión ideal para su ejercicio, de otro, tales movimientos no ocurrieron sin su resistencia y (re) creación.

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Biografía del autor/a

Eduardo Garralaga Melgar Junior, Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2014).Faz Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG - UFSM). Atualmente é orientador educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, língua estrangeira para crianças, formação de professores, educação e tecnologia da informação e comunicação.

Marcio Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Pós-doutorando no PROPED-UERJ (PNPD-CAPES), doutor em Educação pela UFF, Líder do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, Professor no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Treyce Ellen Goulart, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014-2016), formada pela mesma Instituição em História Bacharelado, no ano de 2010. Atuou como presidente do Centro Acadêmico de História "Angelina Gonçalves" na gestão 2008-2009. Atuou como coordenadora adjunta do Programa de Extensão PROEXT/MEC/SESu 2012-13 Comunidades FURG - COMUF. Em 2013, foi coordenadora acadêmica do Programa de Apoio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS Indígena e Quilombola: Novas conexões de saberes. É membro do Nós do Sul Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas e possui área de pesquisa e interesse no estudo de Relações Étnico-raciais, Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe, Feminismos das mulheres negras, Decolonialidade e Intelectualidade Negra. Tem experiência na execução de formações e oficinas/mini cursos relacionadas/os à efetivação da Lei 10.639/03, feminismos das mulheres negras e decolonialidade.

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Publicado

2020-01-05

Cómo citar

Melgar Junior, E. G., Caetano, M., & Goulart, T. E. (2020). De las Pedagogias de Género a la Performatización Heteronormativa: narrativas sobre las infancias en la escuela. Reflexão E Ação, 28(1), 66-80. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12332

Número

Sección

Artigos do Fluxo