From Gender Pedagogies to Heteronormative Performativity: narratives: about childhood in school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12332

Keywords:

Interdiction, Welcomed, Heteronormativity, Child.

Abstract

The work, as a result of interviews carried out at an elementary school in the city of Pelotas, RS, Brazil, in 2018, aimed to interrogate school pedagogies and their creative processes considering their alliances and tensions with the heteronormative system when educating a child. Considering that genders reflect the strength of "truth regimes", we find that if, on the one hand, the child's performativity was challenged by rules that seek to regulate it and adapt it to patterns that legitimize heterosexuality as an ideal expression for its exercise, on the other, such movements do not occur without their resistance and (re) creation.

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Author Biographies

Eduardo Garralaga Melgar Junior, Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pampa (2014).Faz Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (FURG - UFSM). Atualmente é orientador educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, língua estrangeira para crianças, formação de professores, educação e tecnologia da informação e comunicação.

Marcio Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Pós-doutorando no PROPED-UERJ (PNPD-CAPES), doutor em Educação pela UFF, Líder do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, Professor no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Treyce Ellen Goulart, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014-2016), formada pela mesma Instituição em História Bacharelado, no ano de 2010. Atuou como presidente do Centro Acadêmico de História "Angelina Gonçalves" na gestão 2008-2009. Atuou como coordenadora adjunta do Programa de Extensão PROEXT/MEC/SESu 2012-13 Comunidades FURG - COMUF. Em 2013, foi coordenadora acadêmica do Programa de Apoio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS Indígena e Quilombola: Novas conexões de saberes. É membro do Nós do Sul Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas e possui área de pesquisa e interesse no estudo de Relações Étnico-raciais, Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe, Feminismos das mulheres negras, Decolonialidade e Intelectualidade Negra. Tem experiência na execução de formações e oficinas/mini cursos relacionadas/os à efetivação da Lei 10.639/03, feminismos das mulheres negras e decolonialidade.

Published

2020-01-05

How to Cite

Melgar Junior, E. G., Caetano, M., & Goulart, T. E. (2020). From Gender Pedagogies to Heteronormative Performativity: narratives: about childhood in school. Reflexão E Ação, 28(1), 66-80. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12332

Issue

Section

Artigos do Fluxo