Formação continuada de professores em modelagem matemática: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12547

Palavras-chave:

Modelo de Formação, Tendências da Educação Matemática, Práticas Pedagógicas.

Resumo

O texto relata aspectos relacionados à implementação de uma proposta de formação continuada para professores de Matemática em Modelagem Matemática que se desenvolve no município de Francisco Beltrão, Paraná. A Formação busca se efetivar em caráter permanente e se desenvolve entre professores de Matemática de escola pública. A proposta inicialmente desencadeou a reflexão sobre concepções de ensino, aprendizagem da Matemática, currículo e práticas pedagógicas. Ocorreram elaborações e compartilhamentos de atividades de Modelagem Matemática pelos participantes e emergiu uma forma de apoio em rede que ensejou avanços para a efetivação e possível adoção da Modelagem Matemática nas salas de aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elhane De Fatima Fritsch Cararo, UNIOESTE

Professora do quadro próprio do Magistério do Estado do Paraná. Licenciada em Ciências Habilitação em Matemática, especialista em Ensino da Matemática e em Educação Especial/Deficiência Intelectual. Mestre em Educação PPGE na linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Cascavel PR, Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática, Doutoranda do programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, na linha de Educação Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia, Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017. Compõe o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, desde a sua criação em 2014.Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador da implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, nota 4, 2017), campus Cascavel e está atuando na função de coordenador especial deste mesmo programa.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Cararo, E. D. F. F., & Klüber, T. E. (2020). Formação continuada de professores em modelagem matemática: um relato de experiência. Reflexão E Ação, 28(1), 273-289. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12547

Edição

Seção

Relatos de Experiências