Formación continua de profesores en el modelización matemática: un relato de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12547

Palabras clave:

Modelo de Formación, Tendencias en la Educación Matemática, Prácticas Pedagógicas.

Resumen

El texto describe los aspectos relacionados con la implementación de una propuesta de educación para profesores de Matemáticas en Modelización Matemática que se desarrolla en la ciudad de Francisco Beltrão, Paraná. La formación pretende efectuar permanente y se desarrolla entre los profesores de matemáticas de una escuela pública. La propuesta provocó inicialmente la reflexión, sobre creencias respecto a la enseñanza, el aprendizaje de las matemáticas, programas de estudios y las prácticas pedagógicas. Ocurrió elaboraciones y el intercambio de las actividades de Modelización Matemática de los participantes que llevó un soporte de red de modo que ocasiona avanza para la efectividad y posible adopción aprobación del Modelización Matemática en las aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elhane De Fatima Fritsch Cararo, UNIOESTE

Professora do quadro próprio do Magistério do Estado do Paraná. Licenciada em Ciências Habilitação em Matemática, especialista em Ensino da Matemática e em Educação Especial/Deficiência Intelectual. Mestre em Educação PPGE na linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Cascavel PR, Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática, Doutoranda do programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, na linha de Educação Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia, Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017. Compõe o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, desde a sua criação em 2014.Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador da implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, nota 4, 2017), campus Cascavel e está atuando na função de coordenador especial deste mesmo programa.

##submission.downloads##

Publicado

2020-01-05

Cómo citar

Cararo, E. D. F. F., & Klüber, T. E. (2020). Formación continua de profesores en el modelización matemática: un relato de experiencia. Reflexão E Ação, 28(1), 273-289. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12547

Número

Sección

Relatos de Experiências