Representações de professores universitários: sentidos e significados da profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.12657

Palavras-chave:

Profissão de professor, Representações Sociais, Educação Superior.

Resumo

O trabalho analisa as representações que professores universitários constroem sobre a profissão docente. Trata-se de um estudo desenvolvido por meio da Técnica Associação Livre de Palavras (TALP), a partir do termo indutor: “profissão de professor”. Adota como aporte teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais na perspectiva de Moscovici (2003). O estudo mostra que as representações fazem emergir: a) como atributos do professor: paciência, amor, dedicação, responsabilidade, compromisso e dom; b) como incentivos intrínsecos do professor: realização, prazer, satisfação e alegria; c) como características da profissão de professor: formação, trabalho, estudo, conhecimento, desafio, estudante, desvalorização, pesquisa, educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do Núlceo de Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1974), graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1991), Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, com ênfase em pedagogia universitária, representações sociais, formação de professores, identidade docente, afetividade, prática docente do professor do ensino superior e profissionalização docente. Membro do Núlceo de Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba.

Ana Carla Ramalho Evangelista Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela FACED/UFBA; Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC/UNEB; Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela FACED/UFBA e Especialista em Supervisão Escolar pela UEFS/BA. Professora Adjunta lotada no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA), atuando na área de Prática de Ensino. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU/UEFS. Coordenadora Geral do Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais ? ProFACE/PROGRAD.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Silva, F. O. da, Ribeiro, M. L., & Lima, A. C. R. E. (2019). Representações de professores universitários: sentidos e significados da profissão docente. Reflexão E Ação, 27(3), 175-190. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.12657