Educação Física Escolar: tenho câncer e baixa visão, posso participar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12692

Palavras-chave:

Educação de Grupos Atípicos, Retorno Escolar. Educação, Classe Hospitalar, Deficiente Visual.

Resumo

Este estudo buscou compreender como as aulas de Educação Física (EF) podem auxiliar uma aluna em tratamento oncológico e de baixa visão a ressignificar seu lugar dentro da cultura escolar. Sob o método da pesquisa-ação, envolve além da aluna, sua médica, sua professora de EF e a coordenadora pedagógica da escola. Concluiu-se que a ressignificação do lugar ocupado pelo aluno paciente oncológico de baixa visão se dá pela: formação autônoma do aluno, construção de um ambiente de aprendizagem da docência, reflexão sobre as questões do cotidiano escolar e as implicações no currículo.

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Biografia do Autor

Isabela Lemos de Lima Cascão, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Unifesp. Docente no curso de Educação Física na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. E-mail: cascaobela@gmail.com

Amália Neide Covic, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação-Currículo – PUC/SP. Docente Colaboradora: Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Unifesp. Coordenadora e Docente no de Especialização Multiprofissional em oncologia pediátrica na área hospitalar e ambulatorial – Unifesp. Coordenadora da Escola Móvel/Aluno Específico, serviço de atendimento escolar do Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Cancer (IOP-GRAACC/Unifesp. Pesquisadora do IOP-GRAACC/Unifesp. E-mail: amalia.covic@gmail.com

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Cascão, I. L. de L., & Covic, A. N. (2020). Educação Física Escolar: tenho câncer e baixa visão, posso participar?. Reflexão E Ação, 28(1), 144-160. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12692

Edição

Seção

Artigos do Fluxo