O Enem e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”

Autores

  • Marilia Dal Moro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Wanderer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.12788

Palavras-chave:

Enem. Facebook. Michel Foucault. Disciplinamento dos corpos. Disciplinamento dos saberes.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar a constituição do estudante nota “1000” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empiria é composta por postagens de Facebook endereçadas a candidatos que se preparam para o Exame. A fundamentação teórica ancora-se no pensamento de Michel Foucault. A análise mostrou uma forte relação entre o bom desempenho no Enem e as funções disciplinares, como controle do tempo e da atividade. Assim, pode-se concluir que, mesmo nas redes sociais, um bom estudante é posicionado como aquele que segue os mecanismos que fundamentam a escola moderna, marcada pelos processos de disciplinamento dos corpos e saberes.

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Biografia do Autor

Marilia Dal Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação (UFRGS) e Licenciada em Pedagogia (UFRGS)

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (Unisinos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS)

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Dal Moro, M., & Wanderer, F. (2020). O Enem e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”. Reflexão E Ação, 28(3), 195-213. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.12788

Edição

Seção

Artigos do Fluxo