Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Praxis.

Resumo

Neste artigo, por meio de pesquisa de natureza teórica, problematizamos o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura a partir da compreensão de estágio como subsídio da profissionalidade docente e intervenção política no contexto social. Problematizamos também, a partir de uma pesquisa documental com foco na análise do edital Capes nº 6/2018, como essas questões são consideradas pela “nova” Política Nacional de Formação de Professores, especificamente o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Sugere-se que o estágio possibilite a compreensão crítico-reflexiva do contexto escolar com sua diversidade cultural e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Tianguá

Doutor em educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e mestre em educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra o grupo de pesquisa cadastrado juntos ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Reúne experiência como professor da Educação básica - (Educação Infantil ao Ensino Médio) - e nos diversos cursos de licenciatura; supervisor educacional e professor formador dos professores da educação básica. Atualmente, exerce a docência no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA); no Curso de Física e Letras do Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Tianguá e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, prática de ensino, estágio supervisionado, formação de professores; gestão e coordenação pedagógica da escola básica.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará, pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) e do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP), Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab) e Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC)

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Araújo, O. H. A., & Martins, E. S. (2020). Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas. Reflexão E Ação, 28(1), 191-203. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

Edição

Seção

Artigos do Fluxo