Estudio curricular supervisado como práxis: algunas preguntas y posibles de respuestas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

Palabras clave:

Prácticas docentes supervisadas, Formación de Profesores, Praxis.

Resumen

En este artículo problematizamos las prácticas docentes supervisadas en las carreras de licenciatura a partir de la comprensión de las prácticas como subsidio de la profesionalidad docente e intervención política en el contexto social. Problematizamos también cómo estas cuestiones son consideradas por la “nueva” Política Nacional de Formación de Profesores, específicamente en el Programa de Residencia Pedagógica (PRP), a través de las convocatorias Capes nº 6/2018 y nº 7/2018, en el gobierno de Michel Temer. Se sugiere que las prácticas docentes posibiliten la comprensión crítico-reflexiva del contexto escolar con su diversidad cultural y social.

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Biografía del autor/a

Osmar Hélio Alves Araújo, Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Tianguá

Doutor em educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e mestre em educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra o grupo de pesquisa cadastrado juntos ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Reúne experiência como professor da Educação básica - (Educação Infantil ao Ensino Médio) - e nos diversos cursos de licenciatura; supervisor educacional e professor formador dos professores da educação básica. Atualmente, exerce a docência no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA); no Curso de Física e Letras do Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Tianguá e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, prática de ensino, estágio supervisionado, formação de professores; gestão e coordenação pedagógica da escola básica.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará, pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) e do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP), Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab) e Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC)

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Publicado

2020-01-05

Cómo citar

Araújo, O. H. A., & Martins, E. S. (2020). Estudio curricular supervisado como práxis: algunas preguntas y posibles de respuestas. Reflexão E Ação, 28(1), 191-203. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

Número

Sección

Artigos do Fluxo