Spostas supervised curricular stage as práxis: some questions and possible answers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

Keywords:

Supervised internships, Teacher training, Praxis.

Abstract

In this article, we problematize supervised internships in undergraduate courses from the understanding of internships as a subsidy for teaching professionalism and political interventions in the social context. We also question how these issues are considered by the "new" National Teacher Education Policy, specifically the Pedagogical Residency Program (PRP), through Capes no. 6/2018 and 7/2018, under the government of Michel Temer. It is suggested that internships allow for the criticalreflective understanding of the school context alongside its cultural and social diversity.

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Author Biographies

Osmar Hélio Alves Araújo, Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Tianguá

Doutor em educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e mestre em educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra o grupo de pesquisa cadastrado juntos ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Reúne experiência como professor da Educação básica - (Educação Infantil ao Ensino Médio) - e nos diversos cursos de licenciatura; supervisor educacional e professor formador dos professores da educação básica. Atualmente, exerce a docência no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA); no Curso de Física e Letras do Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Tianguá e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, prática de ensino, estágio supervisionado, formação de professores; gestão e coordenação pedagógica da escola básica.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará, pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) e do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP), Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab) e Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC)

Published

2020-01-05

How to Cite

Araújo, O. H. A., & Martins, E. S. (2020). Spostas supervised curricular stage as práxis: some questions and possible answers. Reflexão E Ação, 28(1), 191-203. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

Issue

Section

Artigos do Fluxo