Pedagogias da Polarização no Facebook: redes sociais online e urgência opinativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14165

Palavras-chave:

Redes sociais online. Democracia. Pedagogias culturais. Afetos.

Resumo

O artigo parte de publicações e comentários de seguidores das páginas oficiais de Danilo Gentili e Gregório Duvivier no Facebook entre os dias 26 de julho e 4 de outubro de 2018 para caracterizar a polarização política nessa rede social. Arregimenta o estatuto pedagógico da mídia para entender regulação dos afetos que acontece nas redes sociais online. Discute, ao fim, a noção de “urgência opinativa” para compreender as disputas sobre o sentido de democracia que aparecem nas publicações e comentários dos seguidores. Essas disputas tratam as opiniões diversas como inimigos a serem exterminados, obliterando a condição democrática pluralista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Zago, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Luterana do Brasil

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença, e Professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da mesma instituição. Editor-gerente da Revista Textura. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Já atuou como jornalista e assessor de comunicação. Foi coordenador e consultor de projetos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids entre homens que fazem sexo com homens das cidades de Porto Alegre e região metropolitana, tendo sido militante no movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante 7 anos. Atuou como consultor técnico na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde da Brasil. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, Direitos Humanos, produção de subjetividades, mídia radical alternativa, produção social do ódio/violência e ética.

Aloha Boeck Arruda dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Luterana do Brasil

Jornalista, Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Zago, L. F., & Boeck Arruda dos Santos, A. (2020). Pedagogias da Polarização no Facebook: redes sociais online e urgência opinativa. Reflexão E Ação, 28(3), 133-150. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14165

Edição

Seção

Artigos do Fluxo