Pedagogías de Polarización en Facebook: redes sociales en línea y urgencia de opinión

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14165

Palabras clave:

Redes sociales en línea. Democracia. Pedagogías culturales. Efectos.

Resumen

El artículo parte desde publicaciones y comentarios de seguidores de las páginas oficiales en Facebook de Danilo Gentili y Gregório Duvivier entre el 26 de julio del 2018 y el 4 de octubre del 2018 para demostrar la polarización política en esta red social. Comienza a partir del estado pedagógico de los medios de comunicación para comprender la regulación del afecto que ocurre en las redes sociales. Se propone el sentido de "urgencia de opinión" para comprender las disputas sobre el significado de la democracia que aparecen en las publicaciones y comentarios de los seguidores. Estas disputas tratan opiniones diversas como enemigos a ser exterminados, destruyendo la condición democrática pluralista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Felipe Zago, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Luterana do Brasil

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença, e Professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da mesma instituição. Editor-gerente da Revista Textura. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Já atuou como jornalista e assessor de comunicação. Foi coordenador e consultor de projetos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids entre homens que fazem sexo com homens das cidades de Porto Alegre e região metropolitana, tendo sido militante no movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante 7 anos. Atuou como consultor técnico na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde da Brasil. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, Direitos Humanos, produção de subjetividades, mídia radical alternativa, produção social do ódio/violência e ética.

Aloha Boeck Arruda dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Luterana do Brasil

Jornalista, Mestre em Educação.

##submission.downloads##

Publicado

2020-08-28

Cómo citar

Zago, L. F., & Boeck Arruda dos Santos, A. (2020). Pedagogías de Polarización en Facebook: redes sociales en línea y urgencia de opinión. Reflexão E Ação, 28(3), 133-150. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14165

Número

Sección

Artigos do Fluxo