Videoconferência e hipervídeo como propostas interativas na educação online: pensando a formação de professores para a educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14316

Palavras-chave:

Cibervídeos. Educação Online. Videoconferência. Hipervídeo. Pesquisa-formação na cibercultura.

Resumo

O artigo aborda o uso de audiovisuais na educação online a partir de uma prática pedagógica de produção de cibervídeos com estudantes da licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa foi compreender como os cibervídeos vêm se materializando e circulando no ciberespaço e, mais especificamente, na educação online, desenvolvendo, em contexto de pesquisa-formação na cibercultura, práticas de produção de gêneros de cibervídeos. O método escolhido foi a pesquisa-formação na cibercultura, onde as práticas de pesquisa e formação caminham em conjunto. A noção subsunçora Produção interativa de vídeos foi um dos achados da investigação, emergente das criações com hipervídeo e videoconferência pelas praticantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa ?Cotidianos, redes educativas e processos culturais?. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC-UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 E-mail: vivian.martinst@gmail.com

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Martins, V., & Santos, E. (2020). Videoconferência e hipervídeo como propostas interativas na educação online: pensando a formação de professores para a educação contemporânea. Reflexão E Ação, 28(3), 113-132. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14316

Edição

Seção

Artigos do Fluxo