Videoconference and hypervideo as interactive proposals in online education: thinking about teacher training for contemporary education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14316

Keywords:

Cybervideos. Online education. Video conference. Hypervideo. Research training in cyberculture.

Abstract

The article discusses the use of audiovisuals in online education from a cybervideo pedagogical practice production with undergraduate Pedagody students at Universidade do Estado do Rio de Janeiro. The aim of this research was to understand how cybervideos have been materializing and circulating in the cyberspace and, more specifically, at online education, developing, in the context of research-training in cyberculture and cibervideos genres production. The method chosen was research-training in cyberculture, both, together. We present one of the research findings, the conceived notion of interactive video production, with the hypervideo and videoconference that was created by the research professionals.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa ?Cotidianos, redes educativas e processos culturais?. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC-UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 E-mail: vivian.martinst@gmail.com

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Published

2020-08-28

How to Cite

Martins, V., & Santos, E. (2020). Videoconference and hypervideo as interactive proposals in online education: thinking about teacher training for contemporary education. Reflexão E Ação, 28(3), 113-132. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14316

Issue

Section

Artigos do Fluxo