Videoconferencia e hipervideo como propuestas interactivas en la educación en línea: pensando en la formación de profesores para la educación contemporánea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14316

Palabras clave:

Cibervideo. Educacion en línea. Video conferencia. Hipervideo. Formación investigadora en cibercultura.

Resumen

El artículo aborda el uso de audiovisuales en la educación en línea desde una práctica pedagógica de producción de los cibervideos con estudiantes universitarios de pedagogía en la Universidade do Estato do Río de Janeiro. El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los cibervideos se han materializado y circulado en el ciberespacio y, más específicamente, en la educación en línea, desarrollándose en el contexto de la investigación-formación en cibercultura, prácticas de producción del género de los cibervideos. El método elegido fue la investigación-formación en cibercultura, donde las prácticas de investigación y formación estan relacionadas. Presentamos uno de los resultados de la investigación, la noción concebida de producción de video interactivo, con el hipervídeo y la videoconferencia fueron creados por los profesionales de la investigación.

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Biografía del autor/a

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa ?Cotidianos, redes educativas e processos culturais?. Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - 2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC-UERJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87 E-mail: vivian.martinst@gmail.com

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

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Publicado

2020-08-28

Cómo citar

Martins, V., & Santos, E. (2020). Videoconferencia e hipervideo como propuestas interactivas en la educación en línea: pensando en la formación de profesores para la educación contemporánea. Reflexão E Ação, 28(3), 113-132. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14316

Número

Sección

Artigos do Fluxo