Transliteracia: Trajetórias de aprendizagem e de autonomia diante dos deslocamentos na educação
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.14354Palavras-chave:
educação, literacias, transliteracia, Aprendizagem ao longo da vidaResumo
Este artigo propõe reflexões sobre a transliteracia (FRAU-MEIGS), contextualizando-a como uma abordagem possível para práticas sociais da aprendizagem ao longo da vida que sejam críticas, situadas e capazes de se apropriar de novas literacias geradas pela cultura informacional-midiática-tecnológica do século XXI, em meio a um cenário de contínuo desmantelamento e deslocamentos das estruturas educacionais existentes (GADOTTI). Parte-se de um debate transdisciplinar, na interlocução entre educação, linguagens, tecnologias, mídias e os múltiplos sistemas hipermidiáticos que atuam na contemporaneidade e que afetam a aprendizagem (BUCKINGHAM). O artigo sistematiza diferentes perspectivas da transliteracia, em um contexto no qual os pilares e valores da “educação permanente” de adultos perderam espaço para os da “aprendizagem ao longo da vida”. Esta ideia, pautada por interesses predominantemente mercadológicos, legitima a menor responsabilidade dos Estados e transfere aos indivíduos a obrigação de aprender constantemente. A transliteracia diz respeito a ser fluente em diferentes linguagens, modalidades, canais e tecnologias, permitindo ao indivíduo mobilizar tantas literacias quanto sejam necessárias em seus trajetos situados e permanentes de aprendizagem.Downloads
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