Transliteracia: Trajetórias de aprendizagem e de autonomia diante dos deslocamentos na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.14354

Palavras-chave:

educação, literacias, transliteracia, Aprendizagem ao longo da vida

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre a transliteracia (FRAU-MEIGS), contextualizando-a como uma abordagem possível para práticas sociais da aprendizagem ao longo da vida que sejam críticas, situadas e capazes de se apropriar de novas literacias geradas pela cultura informacional-midiática-tecnológica do século XXI, em meio a um cenário de contínuo desmantelamento e deslocamentos das estruturas educacionais existentes (GADOTTI). Parte-se de um debate transdisciplinar, na interlocução entre educação, linguagens, tecnologias, mídias e os múltiplos sistemas hipermidiáticos que atuam na contemporaneidade e que afetam a aprendizagem (BUCKINGHAM). O artigo sistematiza diferentes perspectivas da transliteracia, em um contexto no qual os pilares e valores da “educação permanente” de adultos perderam espaço para os da “aprendizagem ao longo da vida”. Esta ideia, pautada por interesses predominantemente mercadológicos, legitima a menor responsabilidade dos Estados e transfere aos indivíduos a obrigação de aprender constantemente. A transliteracia diz respeito a ser fluente em diferentes linguagens, modalidades, canais e tecnologias, permitindo ao indivíduo mobilizar tantas literacias quanto sejam necessárias em seus trajetos situados e permanentes de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Silene Câmara Lassalvia, Unicamp / IEL /doutoranda

Profissional de comunicação, com carreira e interesses multidisciplinares. Mestre em Ciências Sociais (USP), pós-graduada em Relacões Internacionais (USP) e bacharel em Comunicação pela Faculdade da Fundação Casper Líbero. Doutoranda em Linguística Aplicada (Unicamp), na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias. Pesquisadora do Grupo MiDiTeS - Mídia, Discurso,Tecnologia e Sociedade, sob coordenação do prof Dr Rodrigo Esteves de Lima Lopes. Professora da pós-graduação do Centro Universitário SENAC de SP e da graduação na FAM - Centro Universitário das Américas

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Lassalvia, C. S. C. (2021). Transliteracia: Trajetórias de aprendizagem e de autonomia diante dos deslocamentos na educação. Reflexão E Ação, 29(3), 218-234. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.14354