Se nossos filhos estudarem, serão gente na vida?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14682

Palavras-chave:

Conservação. Reprodução. Escola.

Resumo

Este trabalho discute como as famílias de alunos das classes menos favorecidas significam o papel da escola na formação de seus filhos e suas expectativas de ascensão social. Para tal utiliza pesquisa qualitativa permeada pela subjetividade do cotidiano, mas capaz de identificar e analisar dados que estão para além da mensuração. Assim, buscou-se correspondência entre conceitos bourdieusianos e expressões de famílias, coletadas por meio de videogravações de entrevistas semiestruturadas em uma realidade específica. O principal resultado pesquisa evidencia-se pela crença que as entrevistadas depositam na escola, como lugar de privilégio, onde se pode ascender socialmente.

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Basniak, M. I., & Santiago de Almeida, A. C. (2020). Se nossos filhos estudarem, serão gente na vida?. Reflexão E Ação, 28(3), 50-65. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14682

Edição

Seção

Artigos do Fluxo