Las Margaritas: germinando uma experiência de mulheres cooperadas ancorada na educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16009

Palavras-chave:

Solidariedade, Mulheres, Trabalho, Educação Popular, Paulo Freire.

Resumo

O objetivo do texto é contextualizar, na perspectiva da educação popular como movimento dialético e social, lugares e sujeitos de uma experiência em processo, forjada por mulheres no seio de um movimento popular situado em território periférico. A experiência ancora-se na pesquisa-ação como pressuposto mobilizador e como ação política e pedagógica. O artigo descreve e analisa o emergir da Saboaria Popular Las Margaritas e seus conceitos fundantes, como o trabalho de base na relação com categorias do pensamento-ação freireano: autonomia, libertação e empoderamento, assim como elementos e fatores que fomentam sua concretização, implicada na participação popular e na partilha do saber coletivo.

 

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Biografia do Autor

Joanne Cristina Pedro, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação (2017) pela Universidade de Caxias do Sul; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, com bolsa FAPERGS e vinculada ao Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul. Possui especialização em Organização e Gestão de Políticas Sociais pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul

Possui doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou estágio de pós-doutorado - PNPD/CAPES (2013-2014) e pós-doutorado sênior/CNPq (2016-2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e bolsista CNPq de produtividade em pesquisa.

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Desenvolveu estudos de Pós-Doutorado em Educação, como bolsista CAPES, no Institute of Education/University of London (2015-2016); É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008 e 2002). É Pró-Reitora Acadêmica, docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e Co-editora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação. Coordena o Observatório de Educação da mesma instituição. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Pedro, J. C., Pitano, S. de C., & Stecanela, N. (2022). Las Margaritas: germinando uma experiência de mulheres cooperadas ancorada na educação popular. Reflexão E Ação, 30(1), 100-114. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16009

Edição

Seção

Artigos do Fluxo