Educação Estética e Afetividade: Suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Estética, Afetividade, Dialogia, Epistemologias do Sul

Resumo

O presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.

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Biografia do Autor

Michelle Dantas Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro há 18 anos, ocupando atualmente a função de Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2008. É Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É líder do grupo de pesquisa FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: saberes, troca, arte e sentidos) vinculado ao NiNA (Núcleo Natureza, Infância e Arte) na UNIRIO. É pesquisadora dos grupos de pesquisa FIAR (Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte) e GiTaKa-Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental. Coordena o Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-2018)

Edilane Oliveira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFRJ). Pesquisadora, desde 2013, do grupo FRESTAS (Formação e Resignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Professora da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Educação Infantil).

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Ferreira, M. D., Guedes, A. O., & da Silva, E. O. (2021). Educação Estética e Afetividade: Suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade. Reflexão E Ação, 29(3), 253-266. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083