Educación Estética y Afectividad: Sureando diálogos que (des)forman la educación y transforman la realidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083

Palabras clave:

Paulo Freire, Educación Estética, Afectividad, Dilogía, Epistemologías del Sur

Resumen

El presente artículo apunta a tensionar la relación entre Educación Estética y afectividad en la formación docente y estudiantil. Para eso, toma como referencias principales a Freire, Boaventura, y perspectivas epistemológicas deconoloniales en conversación con dos experiencias que ocurrieron en instituciones públicas municipales de Rio de Janeiro, frutos de las investigaciones de la maestría en Educación desarrolladas por las autoras en una universidad pública municipal, que tienen como desafío reflexionar sobre una Educación pautada en relaciones estéticas, horizontales, democráticas, colectivas y afectivas, que (des)forman el mirar de adultos y niños, teniendo como hilo conductos el amor, el afecto y la esperanza.

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Biografía del autor/a

Michelle Dantas Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro há 18 anos, ocupando atualmente a função de Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2008. É Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É líder do grupo de pesquisa FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: saberes, troca, arte e sentidos) vinculado ao NiNA (Núcleo Natureza, Infância e Arte) na UNIRIO. É pesquisadora dos grupos de pesquisa FIAR (Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte) e GiTaKa-Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental. Coordena o Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-2018)

Edilane Oliveira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Secretaria Municipal de Educação (SME)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFRJ). Pesquisadora, desde 2013, do grupo FRESTAS (Formação e Resignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Professora da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Educação Infantil).

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Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Ferreira, M. D., Guedes, A. O., & da Silva, E. O. (2021). Educación Estética y Afectividad: Sureando diálogos que (des)forman la educación y transforman la realidade. Reflexão E Ação, 29(3), 253-266. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083