A atualidade do debate epistemológico em educação: um estudo comparado entre Freire e Schön

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.16137

Palavras-chave:

Freire., Schön., Epistemologia., Prática reflexiva.

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de aclarar as propostas epistemológicas de Donald Schön, dado a aceitação da categoria de práxis reflexiva, e a proposição de Paulo Freire, cuja categoria central é a práxis educativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem analítica foi o Materialismo Histórico Dialético. A conclusão central aponta para a relevância das distinções epistemológicas, pois remetem para entendimentos do papel social da educação e do trabalho pedagógico realizado pelos professores. A sua clareza é fundamental para a qualificação de processos educativos, ampliando as possibilidades de colocar a educação no âmbito das transformações econômicas e socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Dias Taddei, Instituto Educacional de Educação Ponche Verde

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciado em Filosofia. Professor de Filosofia. Advogado com especialização em direito ambiental.

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Doutora Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS – Membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do TRAMSE - Trabalho Movimentos Sociais e Educação.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Taddei, P. E. D., & Paludo, C. (2023). A atualidade do debate epistemológico em educação: um estudo comparado entre Freire e Schön. Reflexão E Ação, 31(3), 7-20. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.16137

Edição

Seção

Artigos do Fluxo