Juventudes e Neoliberalismo: Interfaces para pensar o currículo do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16367

Palavras-chave:

neoliberalismo, juventudes, currículo, ensino médio

Resumo

O texto problematiza o Ensino Médio, analisando as interposições do neoliberalismo no currículo e contextos juvenis. Organizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico com análise sobre a problemática curricular do Novo Ensino Médio. Os resultados apontam para debates sobre a responsabilização da formação do sujeito; a criação de um neosujeito empresário de si e as relações de financeirização da vida. Quanto ao currículo e às juventudes, quatro eixos se destacaram: os conhecimentos relevantes; o protagonismo; a educação integral e as práticas democráticas. As discussões sinalizam a caracterização do neoliberalismo como uma racionalidade orientadora que incide na constituição dos sujeitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Sheila Cardoso, Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Unisinos, bolsista CAPES - PROEX. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014), Especialização em Gestão e Planejamento Escolar (2007) e Graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Universidade La Salle (2005). É membro do GIPEDI - Grupo Interinstitucional de pesquisa em docências, pedagogias e diferenças. Atualmente é vice-diretora educacional no Colégio Marista Champagnat e professora no Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Unisinos- Universidade do Vale do Sinos

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Mestra em Educação e Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS. Licenciada em História pela Universidade do Alto Uruguai e das Missões-URI. Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino em Santo Ângelo/RS.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor e Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Cardoso, S. S., Oliveira, L. M. V. de, & Oliveira, V. H. N. (2021). Juventudes e Neoliberalismo: Interfaces para pensar o currículo do ensino médio. Reflexão E Ação, 29(3), 57-73. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16367

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina