Reflexões sobre reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/17 no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16405

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, Currículo, Escola Pública, Autonomia Escolar

Resumo

O artigo aborda transformações propostas para as escolas de Ensino Médio, desencadeadas pela Lei 13.415/17. O estudo prima por investigar os movimentos iniciais no estado do Rio Grande do Sul em prol de colocar esta política em ação. Problematizamos esta proposta de implementação nos moldes propostos pelo governo. O Estado impôs alguns critérios a escolha de “escolas-pilotos”, com intuito de que estas sirvam de parâmetro para o restante das escolas implementarem a reforma. A proposta inicialmente indicava autonomia para as escolas organizarem seus currículos, mas ao longo do processo tem se apresentado a imposição das metodologias de discussão e de certa forma os “resultados” esperados.

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Biografia do Autor

Isis Azevedo da Silva Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Educação no programa de pós-graduação PPGEDU na universidade federal do Rio Grande - FURG.

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em educação e doutora em Educação Ambiental.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Carvalho, I. A. da S., & Gonçalves, S. da R. V. (2021). Reflexões sobre reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/17 no Rio Grande do Sul. Reflexão E Ação, 29(3), 190-204. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16405

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina