O Ensino Médio e o dilema da descontinuidade das políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16540

Palavras-chave:

Bachillerato, Políticas públicas, Desigualdades, Discontinuidades

Resumo

Este artigo aborda a etapa do Ensino Médio na Educação Básica e de que forma a descontinuidade de políticas públicas educacionais, característica no Brasil, pode significar um impeditivo para mudanças e avanços em termos de escolarização e processos educativos. Propomos uma reflexão crítica quanto aos desafios em universalizar o Ensino Médio com qualidade e com vistas à diversidade de contextos que compõe o país, frente ao dualismo que permeia a educação dos jovens. Em um estudo qualitativo, de revisão bibliográfica, afirmamos oportunidades de escolha para todos os jovens e a construção de trajetórias significativas, em que a lógica da profissionalização não se sobreponha. A partir de uma educação integral é possível alterar substancialmente o processo formativo dos jovens, tornando mais próximo o percurso da almejada a universalização de ensino em todas as etapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chanauana de Azevedo Canci, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Bolsista CAPES/Brasil. Mestra em Educação pela URI. Advogada.

Janaína Raquel Cogo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa/RS.

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

de Azevedo Canci, C., Cogo, J. R., & Moll, J. (2021). O Ensino Médio e o dilema da descontinuidade das políticas. Reflexão E Ação, 29(3), 126-140. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16540

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina