O Ensino Médio e o dilema da descontinuidade das políticas
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16540Palavras-chave:
High School, Public Politics, Inequalities, DiscontinuitiesResumo
Este artigo aborda a etapa do Ensino Médio na Educação Básica e de que forma a descontinuidade de políticas públicas educacionais, característica no Brasil, pode significar um impeditivo para mudanças e avanços em termos de escolarização e processos educativos. Propomos uma reflexão crítica quanto aos desafios em universalizar o Ensino Médio com qualidade e com vistas à diversidade de contextos que compõe o país, frente ao dualismo que permeia a educação dos jovens. Em um estudo qualitativo, de revisão bibliográfica, afirmamos oportunidades de escolha para todos os jovens e a construção de trajetórias significativas, em que a lógica da profissionalização não se sobreponha. A partir de uma educação integral é possível alterar substancialmente o processo formativo dos jovens, tornando mais próximo o percurso da almejada a universalização de ensino em todas as etapas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.