"Mães e pais pela democracia" e "lugar de criança é na escola": Uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16730Palavras-chave:
Discurso, Direitos da Criança, Educação, Governamentalidade, InstagramResumo
A Educação brasileira tem sido impactada pela pandemia de COVID-19. Uma das formas de contenção foi o distanciamento social, que suspendeu aulas presenciais e ocasionou discussões. Esta pesquisa analisa dois movimentos gaúchos que estão nessa disputa, “Mães & pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”, objetivando compreender os discursos que os constituem e modo como se organizam. Analisou-se suas postagens no Instagram, a partir das lentes dos Estudos Foucaultianos, com foco no conceito de governamentalidade. Nota-se que os movimentos se pautam no gerenciamento de riscos, se legitimando pelo uso das mídias, aporte em discursos de especialistas e na defesa dos direitos da criança.Downloads
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