"Mães e pais pela democracia" e "lugar de criança é na escola": Uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16730

Palavras-chave:

Discurso, Direitos da Criança, Educação, Governamentalidade, Instagram

Resumo

A Educação brasileira tem sido impactada pela pandemia de COVID-19. Uma das formas de contenção foi o distanciamento social, que suspendeu aulas presenciais e ocasionou discussões. Esta pesquisa analisa dois movimentos gaúchos que estão nessa disputa, “Mães & pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”, objetivando compreender os discursos que os constituem e modo como se organizam. Analisou-se suas postagens no Instagram, a partir das lentes dos Estudos Foucaultianos, com foco no conceito de governamentalidade. Nota-se que os movimentos se pautam no gerenciamento de riscos, se legitimando pelo uso das mídias, aporte em discursos de especialistas e na defesa dos direitos da criança.

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Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sandro Faccin Bortolazzo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS / Campus Bento Gonçalves

Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS / Campus Bento Gonçalves.

Isabela Dutra Corrêa da Silva, Colégio Metodista Americano - Porto Alegre/RS

Coordenadora pedagógica no Colégio Metodista Americano - Porto Alegre/RS.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Machado, R. B., Bortolazzo, S. F., & Silva, I. D. C. da. (2021). "Mães e pais pela democracia" e "lugar de criança é na escola": Uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram. Reflexão E Ação, 29(3), 267-281. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16730