Percurso de institucionalização, objetivo e perfil institucional das escolas trabalhadores rurais no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17419

Palavras-chave:

Escolas Agrícolas, Desenvolvimento Econômico do Paraná, Formação do Trabalhador, Assistencialismo

Resumo

Este estudo versa sobre a reconstrução histórica das escolas agrícolas criadas no estado do Paraná. Tem por objetivo analisar a constituição e institucionalização das Escolas de Trabalhadores Rurais do Paraná enquanto demanda da expansão econômica paranaense e o perfil assistencialista que a instituição adquiriu. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental utilizando a literatura, leis, regulamento e organização curricular referentes as escolas. Evidenciou-se que a criação dessas instituições, atrelada aos interesses do Estado na profissionalização, objetivou também o disciplinamento e a regeneração pelo trabalho, de modo a disciplinar os órfãos e as crianças abandonadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Guarapuava

Professora Doutora no Departamento de Pedagogia-UNICENTRO/PR.

Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora de Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Zanlorenzi, M. J., & Martiniak, V. L. (2024). Percurso de institucionalização, objetivo e perfil institucional das escolas trabalhadores rurais no Paraná. Reflexão E Ação, 32(1), 21-36. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17419

Edição

Seção

Artigos do Fluxo