Percurso de institucionalização, objetivo e perfil institucional das escolas trabalhadores rurais no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17419Palavras-chave:
Escolas Agrícolas, Desenvolvimento Econômico do Paraná, Formação do Trabalhador, AssistencialismoResumo
Este estudo versa sobre a reconstrução histórica das escolas agrícolas criadas no estado do Paraná. Tem por objetivo analisar a constituição e institucionalização das Escolas de Trabalhadores Rurais do Paraná enquanto demanda da expansão econômica paranaense e o perfil assistencialista que a instituição adquiriu. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental utilizando a literatura, leis, regulamento e organização curricular referentes as escolas. Evidenciou-se que a criação dessas instituições, atrelada aos interesses do Estado na profissionalização, objetivou também o disciplinamento e a regeneração pelo trabalho, de modo a disciplinar os órfãos e as crianças abandonadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.