A produção da cachaça artesanal e o ensino de Ciências na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520

Palavras-chave:

Cachaça, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Ao destacar uma prática tradicional, a produção artesanal da cachaça, buscou-se apontar suas possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva dialógica da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesse sentido, possibilitar que seja problematizada a realidade da comunidade local, a valorização das práticas sociais e culturais e a emancipação humana, contribuiu para o desenvolvimento de um ensino de ciências crítico e reflexivo. Além disso, nossos resultados dão visibilidade à importância da produção artesanal da cachaça de um pequeno produtor e reforça seu compromisso com a Educação do Campo. Educação esta que suas premissas estão alicerçadas na valorização dos modos de vida dos camponeses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Também é orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação, Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências, Narrativas e Psicanálise.

Magno Rodrigues Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Graduado em Educação do Campo, área de conhecimento Ciências da Natureza. 

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Lima Miranda, C., Elmer Nascimento, W., & Rodrigues Santos, M. (2023). A produção da cachaça artesanal e o ensino de Ciências na Educação do Campo. Reflexão E Ação, 31(1), 177-195. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520