La producción artesanal de "cachaça" y enseñanza de Ciencias en la Educación Campesina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520

Palabras clave:

Cachaça, Ciencia, Tecnología y Sociedad, Educación Campesina, Enseñanza de las Ciencias

Resumen

Al destacar una práctica tradicional, la producción artesanal de cachaça, buscamos señalar sus posibilidades pedagógicas desde una perspectiva dialógica de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). En ese sentido, posibilitar la problematización de la realidad de la comunidad local, valorizando las prácticas sociales y culturales y la emancipación humana, contribuido al desarrollo de una enseñanza de las ciencias crítica y reflexiva. Además, nuestros resultados dan visibilidad a la importancia de la producción artesanal de cachaça por un pequeño productor y refuerza su compromiso con la Educación Campesina. Esta educación tiene como premisas la valorización de los modos de vida de los campesinos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Também é orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação, Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências, Narrativas e Psicanálise.

Magno Rodrigues Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Graduado em Educação do Campo, área de conhecimento Ciências da Natureza. 

##submission.downloads##

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Lima Miranda, C., Elmer Nascimento, W., & Rodrigues Santos, M. (2023). La producción artesanal de "cachaça" y enseñanza de Ciencias en la Educación Campesina. Reflexão E Ação, 31(1), 177-195. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520