La producción artesanal de "cachaça" y enseñanza de Ciencias en la Educación Campesina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520

Palabras clave:

Cachaça, Ciencia, Tecnología y Sociedad, Educación Campesina, Enseñanza de las Ciencias

Resumen

Al destacar una práctica tradicional, la producción artesanal de cachaça, buscamos señalar sus posibilidades pedagógicas desde una perspectiva dialógica de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). En ese sentido, posibilitar la problematización de la realidad de la comunidad local, valorizando las prácticas sociales y culturales y la emancipación humana, contribuido al desarrollo de una enseñanza de las ciencias crítica y reflexiva. Además, nuestros resultados dan visibilidad a la importancia de la producción artesanal de cachaça por un pequeño productor y refuerza su compromiso con la Educación Campesina. Esta educación tiene como premisas la valorización de los modos de vida de los campesinos.

Descargas

Biografía del autor/a

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Também é orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação, Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências, Narrativas e Psicanálise.

Magno Rodrigues Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Graduado em Educação do Campo, área de conhecimento Ciências da Natureza. 

##submission.downloads##

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Lima Miranda, C., Elmer Nascimento, W., & Rodrigues Santos, M. (2023). La producción artesanal de "cachaça" y enseñanza de Ciencias en la Educación Campesina. Reflexão E Ação, 31(1), 177-195. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520