Aprendizagem e emancipação no Ilê Aiyê

uma análise a partir da experiência das Deusas do Ébano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17598

Palavras-chave:

Aprendizagem, Emancipação, Movimento Negro Educador

Resumo

O artigo analisa práticas desenvolvidas no bloco afro Ilê Aiyê, de Salvador/BA, e examina como essa instituição constitui-se como espaço educador e antirracista. Apresentamos a trajetória do bloco, descrevemos algumas de suas ações e analisamos os saberes que se constroem a partir de uma delas: a eleição da chamada Deusa do Ébano. Baseados principalmente em entrevistas realizadas com Deusas – mulheres negras eleitas para representar o Ilê Aiyê –, tomamos como central a noção de Movimento Negro Educador. Nossas discussões sugerem que são construídos saberes nas práticas cotidianas do Ilê Aiyê em diferentes campos, fazendo emergir um processo de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Araujo de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais e professora substituta no Instituto Federal de Brasília (IFB). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2017).

Elisangela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança.

José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cursou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB. Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física EEFFTO/UFMG; Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer EEFFTO/UFMG; e Professor do Mestrado Profissional Educação e Docencia FaE/UFMG. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Araujo de Paula, J., Chaves, E., & Oliveira Debortoli, J. A. (2023). Aprendizagem e emancipação no Ilê Aiyê: uma análise a partir da experiência das Deusas do Ébano. Reflexão E Ação, 31(1), 88-102. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17598

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina