Direito ao ensino superior em contextos migratórios

narrativa, diálogo e construção discursiva

Autores

Palavras-chave:

Sujeitos de Direito, Migração, Movimentos de sonhadores, Alternativas político-pedagógicas

Resumo

Este trabalho faz parte de uma longa linha de pesquisa relacionada ao direito à educação, política e justiça escolar. Trata-se de dar um relato das experiências político-pedagógicas que emergem na luta pelos direitos dos cidadãos e sua expressão nas ações juvenis. A narrativa se recupera como uma perspectiva teórica e metodológica para dar conta das experiências significativas para os sujeitos, bem como a implantação de ações político-pedagógicas na luta por seus direitos. Slogans como Eu sou um Sonhador, Nenhum humano é ilegal e não documentado e sem medo explicam a força argumentativa na configuração e constituição desses jovens como sujeitos do direito.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Mercedes Ruiz Muñoz, Universidad Iberoamericana

Académica de tiempo completo de la Universidad Iberoamericana, Ciudad de México. Pedagoga, con especialidad en sociología de la educación. Doctora en Ciencias con la Especialidad en Investigaciones Educativas por el DIE-CINVESTAV, México. Es integrante del Sistema Nacional de Investigadores, Nivel-III y del Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE).

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Ruiz Muñoz, M. M. (2022). Direito ao ensino superior em contextos migratórios: narrativa, diálogo e construção discursiva . Reflexão E Ação, 30(3), 138-155. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17727

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina