A BNCC e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: composição de representações da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17736

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular., Representação., Docência.

Resumo

O artigo objetiva analisar a ordem discursiva presente na política educacional implementada pela BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foram analisadas as representações da docência produzidas a partir deste documento, amparados nas ferramentas teórica-metodológicas do discurso na perspectiva de Michel Foucault e de representação como discutida nos Estudos Culturais. Entendemos que as representações construídas pela BNCC geram efeitos na constituição da identidade dos profissionais, colaborando com a composição e na unificação de formas de exercer a docência em todo o território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Gerhardt, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciado em pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI. Possui especialização em: formação continuada de professores pelo Instituto Federal Sul-Riograndense, Campus Pelotas (IF-SUL), Tecnologias da comunicação da informação na educação pela Universidade Federal de Rio Grande ? FURG e Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade São Luís - FESL. Mestrando na linha de pesquisa Currículos e Políticas na Formação de Professores do curso do Mestrado profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Campus Osório - UERGS. Apresenta experiência na docência de anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Atualmente atua como supervisor educacional na rede de Ensino Fundamental em São José do Hortêncio - RS.

Rochele da Silva Santaiana, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Campus Osório da Referida Universidade.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Gerhardt, C., & da Silva Santaiana, R. (2023). A BNCC e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: composição de representações da docência. Reflexão E Ação, 31(3), 74-88. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17736

Edição

Seção

Artigos do Fluxo