As organizações da Bretton Woods e a Formação dos Professores Primários em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17971

Palavras-chave:

Formação de professores., Organizações multilaterais., Moçambique.

Resumo

O presente texto aborda a formação docente em tempos de metamorfose entrelaçando a reflexão com a influência que o Fundo Monetário Internacional ― FMI e Banco Mundial ― BM exercem nos processos formativos adoptados pelo Estado moçambicano ao longo da sua formação como Nação independente. Trata-se de uma escrita que apresenta a reflexão sobre a formação docente e, que nos permite compreender com complexidade o processo de formação de professores em tempos de mudança e de atuação desses organismos multilaterais promotoras do neoliberalismo. Como metodologia recorre-se a revisão bibliográfica com delimitação histórico-temporal 1975-2022- suficiente para colocar no centro, a valorização dos saberes epistemologicamente reconhecidos no Sul global, que corporificam a pluralidade de conhecimento e valorizam as experiências dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florentino Maria Lourenço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores- UERJ/FFP

Doutorando em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Mestre em Pedagogia e Didactica pela Universidade Metodista Unida de Mocambique (2020). Actualmente professor universitário e pesquisador sobre diferença, cultura e currículo. Bolsista da CAPES pelo programa ProAfri. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(a)s Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC-FFP/UERJ).

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Maria Lourenço, F. (2023). As organizações da Bretton Woods e a Formação dos Professores Primários em Moçambique. Reflexão E Ação, 31(3), 59-73. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17971

Edição

Seção

Artigos do Fluxo