As organizações da Bretton Woods e a Formação dos Professores Primários em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.17971Palavras-chave:
Formação de professores., Organizações multilaterais., Moçambique.Resumo
O presente texto aborda a formação docente em tempos de metamorfose entrelaçando a reflexão com a influência que o Fundo Monetário Internacional ― FMI e Banco Mundial ― BM exercem nos processos formativos adoptados pelo Estado moçambicano ao longo da sua formação como Nação independente. Trata-se de uma escrita que apresenta a reflexão sobre a formação docente e, que nos permite compreender com complexidade o processo de formação de professores em tempos de mudança e de atuação desses organismos multilaterais promotoras do neoliberalismo. Como metodologia recorre-se a revisão bibliográfica com delimitação histórico-temporal 1975-2022- suficiente para colocar no centro, a valorização dos saberes epistemologicamente reconhecidos no Sul global, que corporificam a pluralidade de conhecimento e valorizam as experiências dos sujeitos.
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