Educamos para o ensino fragmentado ou integrado? Reflexões sobre o currículo do PROFEPT do IFMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18066

Palavras-chave:

Abordagem, Currículo, Formação de professores, ProfEPT

Resumo

Trata-se, neste artigo, da abordagem curricular presente no percurso formativo de uma disciplina desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS. A problemática apreendida refere-se ao currículo prescrito do ProfEPT e ao currículo real de parte deste Programa. Os dados foram coletados mediante estudo do regulamento do ProfEPT, do diário de classe e do relatório docente da disciplina. Os resultados revelam que o currículo prescrito para o Programa é estruturado a partir da abordagem interdisciplinar, no entanto, o currículo real da disciplina em questão caracteriza-se pela abordagem pluridisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Estágio pós-doutoral (2019-2021) na HAMK School of Professional Teacher Education. Pós-doutorado (UFMG, 2013) e doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Licenciatura em Letras Português/Inglês (FIFASUL, 1998). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) onde atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu). É professora permanente do programa de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para EPT, Metodologias de Aprendizagem Ativa, Currículo e Comunidade Profissional de Aprendizagem.

Paula Renata Cameschi de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS - 2020), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2010) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Servidora pública no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí; atua como Chefe de Gabinete e compõe comissão de gestão da Unidade Naviraí da TecnoIF - Incubadora de empresas do IFMS. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFMS Campus Naviraí) e Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT). Integra ainda a equipe do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) desde 2012, onde auxilia no desenvolvimento de materiais didáticos e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição. Possui experiência em planejamento e gestão administrativa, gestão de projetos e contratos, coordenação de equipe. Possui experiência em educação escolar indígena.

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela UFMS. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz/IOC. Tem experiência em projetos de pesquisa em áreas de Cerrado, Pantanal e Amazônia. É professor de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. No IFMS, exerceu a função de Pró-Reitor de Extensão de 2016 a 2019; foi Coordenador de Extensão e Relações Institucionais do campus Ponta Porã (2012-2015); foi Conselheiro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2017-2019), foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus Campo Grande (2020) e é membro suplente da Comissão de Ética do IFMS (Triênio 2020-2023). É docente e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), docente das Especializações em Ensino de Ciências e Matemática e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ambas do IFMS. Também é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências da UFMS, onde é integrante do colegiado do referido Programa. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde (Fiocruz/IOC). Tem experiência no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), Modelagem Didática, Tecnologias Assistivas aplicadas ao Ensino de Ciências e Educação Ambiental no contexto formal de ensino.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Vieira, A. A. S., Souza, P. R. C. de, & Vinholi Júnior, A. J. (2023). Educamos para o ensino fragmentado ou integrado? Reflexões sobre o currículo do PROFEPT do IFMS. Reflexão E Ação, 31(3), 119-136. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18066

Edição

Seção

Artigos do Fluxo