¿Educamos para una enseñanza fragmentada o integrada? Reflexiones sobre el currículo IFMS PROFEPT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18066

Palabras clave:

Acercarse., Reanudar., Formación de profesores., ProfEPT.

Resumen

Este artículo aborda el enfoque curricular presente en el curso de formación de una disciplina desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnológica (ProfEPT) de la IFMS. El problema aprehendido se refiere al currículo prescrito de la ProfEPT y al currículo actual de parte de este Programa. Los datos fueron recolectados mediante el estudio del reglamento ProfEPT, el diario de clase y el informe de enseñanza de la disciplina. Los resultados revelan que el currículo prescrito para el Programa se estructura desde el enfoque interdisciplinario, sin embargo, el currículo actual de la asignatura en cuestión se caracteriza por el enfoque multidisciplinario.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Estágio pós-doutoral (2019-2021) na HAMK School of Professional Teacher Education. Pós-doutorado (UFMG, 2013) e doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Licenciatura em Letras Português/Inglês (FIFASUL, 1998). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) onde atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu). É professora permanente do programa de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para EPT, Metodologias de Aprendizagem Ativa, Currículo e Comunidade Profissional de Aprendizagem.

Paula Renata Cameschi de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS - 2020), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2010) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Servidora pública no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí; atua como Chefe de Gabinete e compõe comissão de gestão da Unidade Naviraí da TecnoIF - Incubadora de empresas do IFMS. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFMS Campus Naviraí) e Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT). Integra ainda a equipe do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) desde 2012, onde auxilia no desenvolvimento de materiais didáticos e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição. Possui experiência em planejamento e gestão administrativa, gestão de projetos e contratos, coordenação de equipe. Possui experiência em educação escolar indígena.

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela UFMS. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz/IOC. Tem experiência em projetos de pesquisa em áreas de Cerrado, Pantanal e Amazônia. É professor de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. No IFMS, exerceu a função de Pró-Reitor de Extensão de 2016 a 2019; foi Coordenador de Extensão e Relações Institucionais do campus Ponta Porã (2012-2015); foi Conselheiro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2017-2019), foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus Campo Grande (2020) e é membro suplente da Comissão de Ética do IFMS (Triênio 2020-2023). É docente e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), docente das Especializações em Ensino de Ciências e Matemática e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ambas do IFMS. Também é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências da UFMS, onde é integrante do colegiado do referido Programa. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde (Fiocruz/IOC). Tem experiência no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), Modelagem Didática, Tecnologias Assistivas aplicadas ao Ensino de Ciências e Educação Ambiental no contexto formal de ensino.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Vieira, A. A. S., Souza, P. R. C. de, & Vinholi Júnior, A. J. (2023). ¿Educamos para una enseñanza fragmentada o integrada? Reflexiones sobre el currículo IFMS PROFEPT. Reflexão E Ação, 31(3), 119-136. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18066

Número

Sección

Artigos do Fluxo