Do we educate for fragmented or integrated teaching? Reflections on the IFMS PROFEPT curriculum

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18066

Keywords:

Approach. , Curriculum., Teachers training., PrpfEPT.

Abstract

This article deals with the curricular approach present in the training course of a discipline developed within the scope of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the IFMS. The problem apprehended refers to the prescribed curriculum of ProfEPT and the actual curriculum of part of this Program. Data were collected by studying the ProfEPT regulation, the class diary and the teaching report of the discipline. The results reveal that the curriculum prescribed for the Program is structured from the interdisciplinary approach, however, the actual curriculum of the subject in question is characterized by the multidisciplinary approach.

 

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Author Biographies

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Estágio pós-doutoral (2019-2021) na HAMK School of Professional Teacher Education. Pós-doutorado (UFMG, 2013) e doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Licenciatura em Letras Português/Inglês (FIFASUL, 1998). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) onde atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu). É professora permanente do programa de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para EPT, Metodologias de Aprendizagem Ativa, Currículo e Comunidade Profissional de Aprendizagem.

Paula Renata Cameschi de Souza, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS - 2020), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2010) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Servidora pública no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus de Naviraí; atua como Chefe de Gabinete e compõe comissão de gestão da Unidade Naviraí da TecnoIF - Incubadora de empresas do IFMS. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFMS Campus Naviraí) e Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT). Integra ainda a equipe do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) desde 2012, onde auxilia no desenvolvimento de materiais didáticos e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição. Possui experiência em planejamento e gestão administrativa, gestão de projetos e contratos, coordenação de equipe. Possui experiência em educação escolar indígena.

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela UFMS. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz/IOC. Tem experiência em projetos de pesquisa em áreas de Cerrado, Pantanal e Amazônia. É professor de Biologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. No IFMS, exerceu a função de Pró-Reitor de Extensão de 2016 a 2019; foi Coordenador de Extensão e Relações Institucionais do campus Ponta Porã (2012-2015); foi Conselheiro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2017-2019), foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus Campo Grande (2020) e é membro suplente da Comissão de Ética do IFMS (Triênio 2020-2023). É docente e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), docente das Especializações em Ensino de Ciências e Matemática e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ambas do IFMS. Também é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências da UFMS, onde é integrante do colegiado do referido Programa. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde (Fiocruz/IOC). Tem experiência no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), Modelagem Didática, Tecnologias Assistivas aplicadas ao Ensino de Ciências e Educação Ambiental no contexto formal de ensino.

Published

2023-12-15

How to Cite

Vieira, A. A. S., Souza, P. R. C. de, & Vinholi Júnior, A. J. (2023). Do we educate for fragmented or integrated teaching? Reflections on the IFMS PROFEPT curriculum. Reflexão E Ação, 31(3), 119-136. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18066

Issue

Section

Artigos do Fluxo