Formação Docente: estratégias construídas durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18540

Palavras-chave:

Educação Básica., Formação Docente., Pandemia

Resumo

Durante a pandemia de Covid-19, foi preciso repensar na formação docente como promotora e dinamizadora das relações múltiplas de ensino e aprendizagens demandadas no contexto educacional. Objetivou-se no artigo analisar os percursos formativos dos docentes nas instituições de ensino de Aracaju no período pandêmico, bem como retorno às atividades presenciais. A aproximação com os docentes neste período possibilita entender as necessidades e construir estratégias de qualificação da formação docente. O método foi descritivo-qualitativo, e os dados foram obtidos por meio de questionários on-line e entrevistas por vídeos, tratados e considerados conforme a análise de conteúdo da Bardin (2016). Evidenciou-se essa formação como ferramenta para reconhecer as demandas contextuais e construir ações efetivas de continuidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Melo, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Sergipe - UFS, Bacharel em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, integrante do Grupo de pesquisa de Formação e atuação docente - INTERAÇÃO. 

Luiz Anselmo, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Professor titular do Programa de Pós graduação em Educação - PPGED/UFS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação docente - INTERAÇÃO.

Julianna Britto, Fundação Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Mestre em educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do grupo de Pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

do Livramento Melo, A. K., Menezes Santos, L. A., & Britto Oliveira Santos, J. . (2023). Formação Docente: estratégias construídas durante a pandemia: . Reflexão E Ação, 31(3), 21-40. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18540

Edição

Seção

Artigos do Fluxo