Percepções docentes a respeito da educação especial e educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18732

Palavras-chave:

Diversidade, Práticas Inclusivas, Pesquisa Colaborativa

Resumo

Discussões a respeito da Educação Especial e Inclusiva ainda geram muitas contradições. Isso, além de impactar nas percepções docentes, interfere diretamente na garantia do direito de aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Por essa razão, nosso objetivo neste artigo foi analisar as implicações históricas e políticas nos discursos e práticas docentes, a respeito da EE e da EI. Para isso, foi utilizado como ferramenta de coleta de dados um formulário online destinado a quinze docentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Fundamentados na Pesquisa Colaborativa e por meio da Análise Textual Discursiva, ficou evidente que os conceitos a respeito destas duas áreas de conhecimento estão mesclados. Além da fragilidade na compreensão dos termos, estes, ao serem analisados dentro de um contexto histórico e político, evidenciaram que os discursos docentes ainda podem estar fundamentados na perspectiva integracionista e no modelo médico de inclusão.

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Biografia do Autor

Carla Marielly Rosa, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2019). Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2019/2023), pela Universidade Federal do Pampa e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020/2024). Membro do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ - Unipampa) e COVID-19 e Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (UFRGS). Atuou como professora substituta de Educação Especial no Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado Uruguaiana. Tem experiência na área de Educação, Alfabetização e Educação Especial. Desenvolve projetos de pesquisas nas áreas de Educação Especial e Inclusiva, Desenvolvimento Profissional Docente, Aprendizagem e Saúde Mental.

Michel Michelon, Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado de Uruguaiana

Licenciado em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul, tendo obtido Láurea Acadêmica pelo aproveitamento do curso. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Qualificação Docente em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atua como Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão no Instituto Federal Farroupilha, Campus Avançado de Uruguaiana.

Vanderlei, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras (Português / Inglês), Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Rosa, C. M., Michelon, M., & Folmer, V. (2024). Percepções docentes a respeito da educação especial e educação inclusiva. Reflexão E Ação, 32(1), 98-118. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18732

Edição

Seção

Artigos do Fluxo