Percepciones de los docentes sobre la educación especial y la educación inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18732

Palabras clave:

Diversidad, Investigación colaborativa, Prácticas Inclusivas

Resumen

Las discusiones sobre Educación Especial e Inclusiva aún generan muchas contradicciones. Esto, además de impactar en la percepción de los docentes, interfiere directamente en la garantía del derecho al aprendizaje de los estudiantes de Educación Especial. Por ello, nuestro objetivo en este artículo fue analizar las implicaciones históricas y políticas en los discursos y prácticas docentes en torno a la EE y la EI. Para ello, se utilizó un formulario en línea como herramienta de recolección de datos para quince docentes de Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Media. Con base en la Investigación Colaborativa ya través del Análisis Discursivo Textual, se evidenció que los conceptos referentes a estas dos áreas de conocimiento se fusionan. Además de la debilidad en la comprensión de los términos, éstos, al ser analizados en un contexto histórico y político, mostraron que los discursos docentes aún pueden basarse en la perspectiva integracionista y el modelo médico de inclusión.

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Biografía del autor/a

Carla Marielly Rosa, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2019). Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2019/2023), pela Universidade Federal do Pampa e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020/2024). Membro do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ - Unipampa) e COVID-19 e Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (UFRGS). Atuou como professora substituta de Educação Especial no Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado Uruguaiana. Tem experiência na área de Educação, Alfabetização e Educação Especial. Desenvolve projetos de pesquisas nas áreas de Educação Especial e Inclusiva, Desenvolvimento Profissional Docente, Aprendizagem e Saúde Mental.

Michel Michelon, Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado de Uruguaiana

Licenciado em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul, tendo obtido Láurea Acadêmica pelo aproveitamento do curso. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Qualificação Docente em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atua como Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão no Instituto Federal Farroupilha, Campus Avançado de Uruguaiana.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras (Português / Inglês), Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Rosa, C. M., Michelon, M., & Folmer, V. (2024). Percepciones de los docentes sobre la educación especial y la educación inclusiva . Reflexão E Ação, 32(1), 98-118. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.18732

Número

Sección

Artigos do Fluxo